2016-11-28

À Mulher "objeto" na Publicidade.

- Modas - Espiritualidade. A Mulher " objecto" na Publicidade Antes de iniciar o tema principal do blogue é importante referir o que é a publicidade e para que serve. De acordo com as autoras Isabel Orestes Silveira e Nora Rosa Rabinovich, (2010) a publicidade defini-se como algo que se opõe ao secreto e o seu objectivo é favorecer as vendas. Ela está presente em jornais, revistas, televisão, internet e outdoors e pode ser visionada por qualquer pessoa. É a partir dos media que se transmitem mensagens publicitárias, e é aqui que a mulher entra. Todos os dias observamos publicidade, que na maioria das vez, tem como protagonista uma mulher. A mulher é interveniente na publicidade para o público feminino e masculino, tornando-se um "objecto" de desejo do homem . Mas na publicidade não é colocada a mulher comum. A publicidade segue um padrão elevado de perfeição. Deste modo, e para conseguir a atenção de um maior número de pessoas, é colocada a mulher dita "perfeita". O importante é a propaganda e a venda. É assim que, é colocada na publicidade, a mulher bela, jovem e sensual. Com todos estes atributos, ela capta a atenção do espectador e promove os produtos. Mas esta perfeição da mulher da publicidade não é considerada real, mas sim, algo “plastificado”, algo que foi idealizado pela sociedade. A publicidade construiu a beleza idealizada da mulher. Quem assiste à publicidade fica mais interessado em quem está a realizá-la do que propriamente a publicidade em questão. Consome-se mais o símbolo, ou seja, a mulher, do que os produtos. O corpo da mulher é o corpo que vende.

Objeto sxual na publicidade

.Ao longo dos tempos a presença da mulher na publicidade tem sido associada a diversos produtos, que muitas vezes não lhe são destinados, no caso dos produtos masculinos. As poses sedutoras e o uso trajes menores funcionam como um elemento altamente persuasivo, fazendo da mulher também ela um produto, um objeto. Este tratamento da mulher como objeto sexual passivo surge de forma predominante em anúncios dirigidos para o público masculino: desde produtos de barbear, roupa masculina, automóveis, bebidas alcoólicas, etc. A nossa sociedade encontra-se organizada por um desequilíbrio sexual, na qual o prazer do olhar foi fraturado em duas designações: ativo (homem) e passivo (mulher). É o determinante olhar masculino que projeta a sua fantasia sobre a figura feminina. As mulheres são olhadas e exibidas, e a sua aparência é codificada de modo a criar um impacto visual e erótico. Podemos dizer que a mulher conota a qualidade-de-poder-ser-olhado (to-be-looked-at-ness). Desde das pin-ups ao strip-tease, da publicidade ao cinema, a mulher é exibida como objeto sexual, o desejo masculi

Mulheres na publicidade

Por vários anos, a combinação “cerveja gelada e mulher quase pelada” foi intensamente explorada por publicitários como uma espécie de fórmula mágica para vender a bebida. Essa predileção, no entanto, começa a fazer parte do passado. Finalmente, cervejarias e agências de propaganda parecem ter percebido o quanto as mulheres se incomodam em ser tratadas como objeto nos comerciais. Mais que isso, elas passaram a temer a reação destas consumidoras (confira a seleção de filmes). “Nas propagandas antigas, a mulher era retratada como um prêmio para o homem que escolhia determinada marca. Agora, perceberam que a fórmula está batida”, afirma Selma Felerico, professora da Escola Superior de Propaganda e marketing (ESPM). A mulher tem aparecido cada vez menos nas peças publicitárias na posição simplória e reducionista da “gostosona”. É crescente, por outro lado, a associação de sua imagem ao papel de consumidora e companheira – aquela que bebe cerveja e se diverte ao lado do parceiro e dos amigos. Grandes empresas do setor ouvidas pelo site de VEJA confirmam a preocupação de agradar esse público. Como as mulheres definitivamente conquistaram seu espaço na sociedade, está claro para as companhias que este mercado não pode ser mais desprezado. E algumas marcas já falam diretamente a elas.

2015-01-19

Ao longo dos tempos a presença da mulher na publicidade tem sido associada a diversos produtos, que muitas vezes não lhe são destinados, no caso dos produtos masculinos. As poses sedutoras e o uso trajes menores funcionam como um elemento altamente persuasivo, fazendo da mulher também ela um produto, um objeto. Este tratamento da mulher como objeto sexual passivo surge de forma predominante em anúncios dirigidos para o público masculino: desde produtos de barbear, roupa masculina, automóveis, bebidas alcoólicas, etc. A nossa sociedade encontra-se organizada por um desequilíbrio sexual, na qual o prazer do olhar foi fraturado em duas designações: ativo (homem) e passivo (mulher). É o determinante olhar masculino que projeta a sua fantasia sobre a figura feminina. As mulheres são olhadas e exibidas, e a sua aparência é codificada de modo a criar um impacto visual e erótico. Podemos dizer que a mulher conota a qualidade-de-poder-ser-olhado (to-be-looked-at-ness). Desde das pin-ups ao strip-tease, da publicidade ao cinema, a mulher é exibida como objeto sexual, o desejo masculi
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2013-06-12

O Corpo é que vende...

A Mulher " objecto" na Publicidade Antes de iniciar o tema principal do blogue é importante referir o que é a publicidade e para que serve. De acordo com as autoras Isabel Orestes Silveira e Nora Rosa Rabinovich, (2010) a publicidade defini-se como algo que se opõe ao secreto e o seu objectivo é favorecer as vendas. Ela está presente em jornais, revistas, televisão, internet e outdoors e pode ser visionada por qualquer pessoa. É a partir dos media que se transmitem mensagens publicitárias, e é aqui que a mulher entra. Todos os dias observamos publicidade, que na maioria das vez, tem como protagonista uma mulher. A mulher é interveniente na publicidade para o público feminino e masculino, tornando-se um "objecto" de desejo do homem . Mas na publicidade não é colocada a mulher comum. A publicidade segue um padrão elevado de perfeição. Deste modo, e para conseguir a atenção de um maior número de pessoas, é colocada a mulher dita "perfeita". O importante é a propaganda e a venda. É assim que, é colocada na publicidade, a mulher bela, jovem e sensual. Com todos estes atributos, ela capta a atenção do espectador e promove os produtos. Mas esta perfeição da mulher da publicidade não é considerada real, mas sim, algo “plastificado”, algo que foi idealizado pela sociedade. A publicidade construiu a beleza idealizada da mulher. Quem assiste à publicidade fica mais interessado em quem está a realizá-la do que propriamente a publicidade em questão. Consome-se mais o símbolo, ou seja, a mulher, do que os produtos. O corpo da mulher é o corpo que vende.

2010-09-15

Igreja contra o sorvete eclesiastico...

Um anúncio de sorvete com a fotografia de uma modelo como uma freira grávida foi proibido pelo órgão que regula a publicidade no Reino Unido.

A Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês) considerou que o anúncio desrespeitava as crenças cristãs, principalmente de católicos.
A empresa por trás do anúncio, Antonio Federici, no entanto, prometeu exibir posteres semelhantes em parte do trajeto que o Papa Bento 16 fará na capital britânica. A visita de estado do Papa, que começa nesta quinta-feira, é a primeira desde a criação da Igreja Anglicana em 1534.
A peça publicitária mostra uma modelo grávida, vestida de freira, saboreando o sorvete em uma igreja com os dizeres: "Concebido imaculadamente" em referência ao dogma cristão da concepção de Jesus e "Sorvete é a nossa religião".
Novo anúncio
A empresa britânica responsável pela peça disse que exibirá posteres com imagens semelhantes perto da Abadia de Westminster. A agenda do Papa prevê uma visita à abadia nesta sexta-feira, que será seguida da celebração de uma missa na Catedral de Westminster no sábado.

2010-07-09

Revista Playboy é vetada.


Trazendo Jesus Cristo ao lado de uma mulher nua, a edição de julho da "Playboy" de Portugal deveria ter sido uma homenagem a José Saramago, que faleceu em junho. A "Playboy Entertainment", porém, não gostou nada da capa da publicação.
Theresa Hennessy, a vice-presidente da companhia, revelou ao site "Gawker" que não achou de bom tom essa ideia, já esclarecendo que a capa e as fotos internas não haviam sido revisadas antes da publicação.
Segundo ela, essa violação chocante às normas da "Playboy" mundial teria sido vetada se soubessem de seu conteúdo. Hennessy concluiu, dizendo que rescindirá o contrato com a filial portuguesa.
Na imagem, além da mulher desnuda nos braços do Messias dos católicos, está inscrito na cabeceira da cama o nome de uma das obras de Saramago, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Este livro por acaso foi o responsável pelo total desligamento entre o escritor a Igreja Católica.

2010-05-25

Uma propaganda desastrosa.

O garoto propaganda das Casas Bahia

Resumo escrito:tamura
Há alguns anos atras, um jovem surgiu meteoricamente na midia brasileira como garoto propaganda da maior rede varejista do Brasil. Seu nome é Fabiano Augusto, revelado pela empresa de propaganda e marketing Y&R de Roberto Justus.

Irreverente, personalidade forte, brincalhão, personificando o vendedor convincente, não encontrou dificuldades para marcar e cair no agrado de uma parcela significativa do publico. É bom que se diga que sempre houve e haverá os que não gostam do seu trabalho, ou de trabalhos semelhantes. Que podemos dizer se até o garoto da BomBril recebe o mesmo tratamento?

Fabiano Augusto saltava sobre as cameras, agitava os braços, sempre sorrindo. Foi de tamanha atração que a propria empresa se viu obrigada a contratar alguem para lhe fazer parceria.

Em um concurso surgiu o nome de Gabriela Monteiro. Chegaram a comentar que os dois seriam irmãos de tão semelhantes que pareciam.

Mas a carreira meteorica de Fabiano Augusto seria finalizada por uma de suas propagandas mais marcantes.

Em uma semana praticamente inteira, a rede varejista divulgou um comercial em que o rapaz surgia com a pergunta: "Quer pagar quanto?", como se tratasse de um desafio ao consumidor.

Algo como se dissesse: "Qual o valor que você pode pagar? Como quer adquirir nossos produtos?"

Na semana seguinte um cidadão vestido de terno e gravata, carregando consigo uma maleta, entrou em uma das lojas do grupo Casas Bahia na cidade de Santo André.

Aproximou-se um dos vendedores e lhe questionou o que procurava, qual seria o produto do seu interesse.

O camarada respondeu que havia adquirido um apartamento e pretendia mobiliar por completo com os produtos da loja.

Foi ao setor onde se encontravam os moveis de cozinha, escolheu um dos modelos (o mais caro), de maneira que a cozinha viesse a ser mobiliada completamente.

Em seguida foi ao setor dos moveis de sala, para o setor dos dormitorios, quando então um vendedor desconfiou da situação e lhe perguntou de que maneira seria efetuado o pagamento.

Ao que obteve como resposta que o pagamento seria feito em dinheiro e em especie.

Foi o suficiente para alegrar todos os vendedores da loja.

Passeou por todos os cantos adquirindo eletrodomesticos, televisores (não havia tv de plasma nem LCD ainda), um computador, um laptop (nada extravagante, apenas o que poderia ser considerado necessario para uma pessoa sem exageros).

Ao final de toda a compra, dirigiusse ao caixa e apresentou todas as notas fiscais que foram feitas em seu nome.

Quando a mocinha do caixa pegou todas as notas, foi surpreendida pela frase do comprador: "Eu quero pagar com dez reais".

Ela sorriu e pensando se tratar de uma brincadeira repetiu o valor total das notas somadas, recebendo novamente como resposta: "Tudo bem eu já ouvi o valor, mas eu quero pagar com dez reais!".

Ela chamou o gerente da loja e este lhe interpelou sobre o que estava ocorrendo e o sujeito que era advogado lhe respondeu: "Eu estou vendo a propaganda em toda a loja, também nos comerciais de tv, rádio, jornais, etc, a pergunta: você quer pagar quanto? Eu estou dizendo que eu quero comprar todos os produtos nestas notas fiscais que acabaram de ser emitidas em meu nome e pagar com dez reais."

O gerente lhe respondeu que se tratava de uma maneira de dizer, que não era bem aquilo que significava a propaganda, que o significado era outro, etc. Mas o advogado respondeu que não era o que ele havia interpretado. Que teria ouvido e lido corretamente a propaganda em todos os meios de comunicação e que a interpretação que ele fizera fora a correta e que queria pagar com dez reais.

A situação obrigou a vinda dos diretores comerciais do grupo vindos da central na cidade vizinha, São Caetano do Sul.

Os gerentes se reuniram e tentaram contornar a situação, mas não havia o que fazer. Tentaram conversar com o advogado e ele respondeu: "O endereço está nas notas fiscais, vocês tem uma semana para entregar os produtos que acabei de adquirir pagando dez reais. Se em uma semana os produtos não estiverem devidamente entregues, funcionando e montados, eu entrarei com uma ação contra as Casas Bahia por danos morais, uma vez que passarei a me sentir enganado pela propaganda veiculada, da qual eu tenho várias gravações feitas pela tv e pelo rádio, recortes de jornais e revistas e até material publicitário do próprio grupo."Ele saiu e imediatamente todas as lojas tiveram de retirar os materiais de propaganda com a frase: "Quer pagar quanto?".

Os produtos foram entregues no endereço do advogado consistindo em uma tv de 29 polegadas tela plana, um radio com Cd player, kit de som, liquidificador, batedeira, churrasqueira elétrica, grill, multiprocessador de alimentos, jogo de panelas, faqueiro completo, kit de assadeiras, kit de pratos, kit de chá, kit de café, kit completo de armarios de cozinha, geladeira de duas portas, freezer, fogão de seis bocas, jogo de sofas, mesas de centro e de canto, estante modulada, dormitorio completo, lavadora de roupas e de louças, secadora de roupas, bebedouro, computador pessoal, impressora laser, laptop, telefone sem fio, colchoes, etc, etc, etc.

Mas no final, o que os consumidores viram foi o desaparecimento do jovem garoto propaganda nos comerciais do grupo. Deram ferias ao rapaz que foi fotografado na parada Gay em SP, foi o suficiente para que o grupo argumentasse que seu comportamento não teria identificação com a rede e foi dispensado.


2010-05-14

Modelo GG é nova Gisele Bundchen da França

Finalmente é reconhecido omercado real. As modelos gordinhas vieram mesmo para ficar! Depois de vários desfiles de moda contarem com mulheres mais reais, a edição francesa da revista Elle, uma das mais importantes do mundo, fez um ensaio belíssimo com a modelo Tara Lynn. Uma beleza.

2010-03-24

O mal da indiferença, ou machistas perdendo o poder?





No dia "8 de Março de 1857,As operárias têxteis de uma fabrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reinvidicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declara um "incêndio, e crca de 130 mulheres morreram queimadas....

Este tipo de desinformação não é exclusivos dos grandes jornais.Até mesmo " Wikipedia" é iludido com estes erros de informação de mercado.
Comparem a versão "inglesa" de um artigo referente ao dia Internacional da Mulher.

- 8 de Março de 1857, trabalhadores da indústria têxtil protestaram em Nova Iorque, contra más condições de trabalho e baixos salários. A polícia dispersou,de forma "violenta", as manifestantes. Desta data em diante, as mulheres passaram a protestar por mais direitos ( incluindo o direito de voto).

- 25 de Março de 1911, um fogo no 8 andar do edifício onde estava instalada a fábrica têxti Tiangle ( que ocupava os últimos três dos dez andares do edifício) causou a morte de 145 dos seus 500 trabalhadores, a maioria mulheres imigrantes.

- Na versão portuguesa tem um adendo nas versões: As protestantes foram trancadas no interior da fàbica pelos patrões e pela polícia. Estes mesmos atearam fogo fogo no prédio. 129 trabalhadoras morreram carbonizadas. Estava então classificada a "mulher objeto".

UM NOME "MARCA" A INDIFERENÇA>

Sem sombra de duvidas os publicistas deste anúncio susciram a deformação da moral e dos bons costumes na transmissão da mensagem.
Equiparam a mesma na forma mas agravada, de uma simulação de um ato de estupro, acompanhado visualmente por figuras perniciosas.
Há que se repensar o código da "estilizaçõ da estética", quanto ao mal uso da mulher na publicidade, para que elas não se tornem "uma mulher objeto.

2009-08-10

Falta de ética na criação publicitária


Informativa,Saude e Beleza, Sexo, Notícias - Modas - Espiritualidade.

Publicitários usam a dor e a humilhação de uma mulher espancada para vender carro.

A violência contra a mulher já é um problema muito complicado, pelo mundo machista em que vivemos e muita das vezes por sua invisibilidade, porque na maioria das vezes, o agressor é uma pessoa próxima e mantenedor da mulher agredida.
Como se não bastasse a dor e humilhação que sofrem estas mulheres,publicitarios sem ética banalizam a a dor e a humilhação de um ser humano para vender até mesmo conserto de carro.
O anúncio na edição de 29 de abril no Jornal Tribuna do Norte, um dos jornais de maior ciculação no Rio Grande do Norte.
O Conselho Estadual de Direitos Humanos local entraram em açõ enviando uma representação Junto à Procuradoria Geral de Justiça, contra a oficina de cosertos de carros Via Costeira, e a agência de publicidade Lumina.

2008-10-08

FALANDO de MULHER - por Clara Averbuc

Informativa,Saude e Beleza, Sexo, Notícias - Modas - Espiritualidade.
Você em primeiro lugar.
Para conquistar sucesso,qualidade de vida e felicidade, vocêprecisa ser sua prioridade.
A ordem é cuidar de si mesmo,pare de pensar só nos outros. As mulheres servem o marido,os filhos,os pai,a casa,os vizinhos,o cachorro. E esquecem de si própias,não é egoismo se colocar em primeiro lugar. É essencial.Inumeras obrigações gera frustrações,ressentimentos e muita raiva . Você não pode esquecer os seus sonhos a sua natureza íntima e os planos que um dia teve. Quando a mulher se coloca em último lugar.é como se estivesse traindo a si própiá,e o organismo reage a sua baixa estima, alergias,rinites,enxaquecas,dores na coluna, e com o estado de ânimo comprometido você fica uma mulher chata. Mas nem tudo esta perdido.
Operação resgate:
Passiva:
Sintomas - Não tem vontade de nada,se sente vazia e desmotivada.
Causa provável - Medo de tomar decisões e comodismo.
Saída - Elabore uma lista das coisas que a incomodam.Veja o que é possilvel mudar e tente fazer já.A terapia mais indicada é a ação.
Esgotada:
Sintomas - Cansaço,falta de pique,baixa libido.
Causa provavel - Exesso de atribuições.
Saída - É preciso desacelerar.Tire todos os dias 15 minutos só para você no minimo.
Pense mais uma vez e coloque em prática.

2008-07-18

A EVOLUÇÃO da PROPAGANDA






Uma forma de propaganda, se não é a "alma",constitui pelo menos,parte importante dos negócios.Existe desde a Antiguidade - vejam-se "anúncios" esculpido em pedra de um letreiro em uma loja da Roma antiga.
Mas a propaganda só floresceu em fins do século XIX Toulouse Lautrec deve a sua glória
à industrialização.
Só em 1909 seria publicado o primeiro estudo sistemático sôbre o assunto, escrito por Walter Dill Scott,enumerava uma série de princípios a serem aplicados em "campanhas" publicitárias . Fundamental era o da associação. Não só de palavras,mas às motivações básicas do individuo, tais como o instinto materno,a cobiça, a rivalidade, etc., porem deveria ser criado mecanismo para aumentar as vendas dos clientes. Um exemplo disto é que uma pesquisa levando ao efeito da higiene bucal diária, tempos depois o fabricante de dentifrício precisava aumentar as vendas, o pesquisadores de publicidade chegaram à conclusão que o objetivo da pessoa é muito menos a conservação dos dentes, do que a sensação de bôca fresca e a certeza de um bom hálito, mas escovavam os dentes nas horas menos "perigosas" para a sua saúde dental.A publicidade passou a incutir nas pessoas o habito de escovar os dentes sempre depois de refeições, O cliente ficou "muito" satisfeito.

A publicidade evoluiu ao ponto,que usando recursos de sedução, faz com que você ache chique os bolsos estampados das calças que ninguém vê.

ANALISE OS ANÚNCIOS AQUI POSTADOS.